Vereador de Guaíba propõe Lei Seca

Compartilhe este texto:

Vereador de Guaíba propõe Lei Seca

O Projeto de Lei nº 079/2017 do vereador Alex Medeiros (PP) proíbe o consumo de bebida alcoólica em todos os locais públicos do município, a partir das 22 horas. Se aprovada, a chamada “Lei Seca” não se aplicará à eventos públicos, onde a comercialização de bebidas esteja autorizada pela prefeitura. A proposta também não vale para bares, quiosques, lanchonetes, casas de eventos e restaurantes.


Beira- foto: Valmir Michelon

Guaíba é privilegiada por uma orla maravilhosa e bem cuidada, mas apenas um bar está no calçadão que margeia o lago. Num dos cartões postais da cidade, a Beira, que inclui espaços públicos como Parque da Juventude, Skate Parque, píer, largo da hidroviária, prainha e Praça da Bandeira, a “Lei Seca” vai imperar, se os vereadores levarem adiante essa ideia.


vista aérea da orla- foto: Phanton produtora

O motivo do Projeto de Lei, segundo justificativa, estaria “fundamentado nos direitos à segurança, à saúde, à tranquilidade e ao sossego público”. No entanto, não existem dados científicos ou quaisquer amostragens que sustentem a proposta. O tema também não foi debatido com especialistas nessas áreas.


Praça da Luz, Cohab- foto:divulgação Prefeitura

Com a “Lei Seca” os guaibenses podem esquecer aquele churrasquinho com amigos e familiares, na pracinha do bairro, ou até mesmo na calçada. Aliás, esse é um programa muito comum nos parques da capital gaúcha.

Vista da Escadaria- foto: Civa Silveira

O conservadorismo avança a passos largos e se não tomarmos cuidado as proibições invadirão também os nossos lares.

Casa de Gomes Jardim no Sítio Histórico – foto: Civa Silveira


Compartilhe este texto:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *